Ballet Fitness

Uma aula diferente, que mescla passos técnicos do ballet clássico com exercícios de agachamento, abdominais e flexões. Assim é o ballet fitness, modalidade criada há 22 anos pela professora Betina Dantas. “O Ballet Fitness é a única modalidade que ajuda a trabalhar a postura, deixa o corpo longilíneo, melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a respiração e o equilíbrio. Além disso, as aulas trabalham a memorização, ajudam a adquirir agilidade, músculos alongados, alinhamento corporal e força abdominal e lombar”, afirma.

O que é o ballet fitness

Aula promove perda de peso e definição muscular (Crédito: Thinkstock)
Ela explica que o grande foco dessa prática é o aumento no número de repetições e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. “Todo dia crio uma aula diferente. Elas nunca são iguais umas às outras. Isso ajuda a fugir da monotonia e estimula os alunos”, conta.

Atividade para definir o corpo

Além de queimar muitas calorias (cerca de 790 calorias em apenas meia hora para quem já está no nível avançado ou mais de 1500 calorias em uma hora de exercícios), a aula de ballet fitness provome, consequentemente, a perda de peso e definição muscular. O gasto calórico foi embasado em um teste realizado por um profissional de medicina esportiva, que monitorou uma aula e constatou todos os benefícios do ballet fitness.

Quem pode fazer essa aula? Precisa saber ballet?

Para praticar o ballet fitness não é necessário ter conhecimentos de ballet. A diferença é que, quem já pratica, vai acompanhar a aula mais rapidamente. Mas, segundo a professora, não é nada que prejudique quem está começando. O conselho é ter paciência, ânimo, persistência e, acima de tudo, tentar se divertir. “Criei esta aula mais dinâmica, divertida, com músicas animadas e não só clássicas. Senão a aula fica monótona, desanimada e o ballet pode virar um drama em pouco tempo”, diz.

O ideal é que o aluno faça de duas a três aulas por semana. “Neste ritmo, certamente é possível substituir a musculação pelo ballet fitness, sem precisar de uma atividade complementar”, afirma. A prática só não é indicada apenas para pessoas muito lesionadas, que precisam tomar cuidados e conversar com o seu médico antes de começar.

Origem: Vix, Ballet Fitness emagrece 1500 calorias com desgaste menor que a corrida